O que acontece quando o tempo fora da escola é o tempo de todos?

porFICE Brasil

O que acontece quando o tempo fora da escola é o tempo de todos?

Publicado originalmente no Fórum para o Investimento da Juventude, USA. O Fórum para o Investimento Juvenil é um esforço de ação que trabalha com líderes nacionais, estaduais e locais em mais de 35 estados. O Fórum tem mais de 50 funcionários e dezenas de consultores associados aos dois escritórios principais em Washington, DC e Ypsilanti, Michigan.

Karen Pittman [1]

Tradução e adaptação: Isa Guará

30 de março de 2020

 

As famílias que se consideravam econômica e socialmente seguras agora estão se perguntando como gerenciar a segurança de coisas que eles davam como garantidas: escolarização, assistência infantil, assistência médica, refeições. O estresse daqueles a quem essas necessidades fundamentais nunca foram atendidas é quase inimaginável.

Ainda há adultos que trabalham em vários empregos e não podem trabalhar em casa. Que não tem os recursos, o espaço, nem a flexibilidade para criar ambientes de aprendizado em suas casas para crianças e jovens que, de repente, não estão na escola. Essas famílias vivem em bairros cujas escolas não estavam preparadas para oferecer aprendizado online. Justamente nestes bairros, os programas pós-escola e a comunitários operam com orçamentos apertados.

Passei um tempo na semana passada ouvindo colegas de organizações sem fins lucrativos em todo o país que estão compartilhando histórias sobre como estão ajudando e aprendendo com sua equipe nacional, afiliadas, parceiros ou escolas locais e com a equipe local, jovens e famílias nos locais onde atuam. Todos se ajustam a esse novo normal. O estresse nesse setor é real, mas as respostas são incríveis, pois muitas dessas organizações lutam para ajudar famílias e escolas a descobrir o que acontece quando o tempo fora da escola é o tempo todo.

O que acontece quando o tempo fora da escola é o tempo todo?

Esses funcionários e organizações estão justamente focados no presente. As regras para eles não são tão claras quanto as das escolas. E há pouco ou nenhum recurso paliativo. Neste blog, no entanto, quero olhar um pouco para o futuro.

O verão está chegando. Uma época em que as escolas costumam diminuir e as famílias, organizações juvenis e empregadores se intensificam. Uma época em que a falta de financiamento público para o aprendizado de verão exacerba as diferenças de recursos escolares, familiares e da vizinhança. Uma época em que o crescimento da lacuna entre matemática e leitura de alunos pobres e abastados é tão esperada que tem um nome – perda de aprendizado no verão. Também é o momento em que muitos estudantes procuram emprego e estágios e os que mais se beneficiariam têm menor probabilidade de encontrá-los.

O que acontecerá este ano? Os prefeitos e os sistemas escolares chamarão a atenção no verão se o hiato durar até a primavera? As famílias desesperadas por ajuda encontrarão as opções de verão diminuídas devido a demissões e fechamento de organizações sem fins lucrativos? Espero que não. Temos a oportunidade de planejar e investir em atividades de aprendizado de verão que refletem verdadeiras parcerias entre famílias, escolas e organizações comunitárias e respondem às necessidades muito diversas e reais que nossas crianças e jovens terão com base em suas experiências.

Temos a oportunidade de destacar algumas das lições sobre o aprendizado que o COVID-19 está tornando mais visível:

1) O coronavírus nos lembra que somos todos aprendizes. Crianças e adultos estão sendo solicitados a absorver novos conhecimentos e a usá-los rapidamente para se adaptar, responder e contribuir de maneiras novas e autênticas. O rápido aprendizado em lares em todo o país vai muito além de dicas de como “educar” nossos filhos. Bom ou ruim, crianças e adultos estão processando conjuntamente experiências, testando e desenvolvendo habilidades e, esperançosamente, ganhando confiança em sua capacidade de prosperar em tempos de incerteza.

2) Isso nos lembra que a aprendizagem e a escolaridade são diferentes. A aprendizagem é um ato contínuo e auto-iniciado de processamento social, emocional e cognitivo. A capacidade dos humanos de aprender e se adaptar, e não apenas reagir, é o que os ajuda a prosperar, não apenas a sobreviver. As escolas ajudam os alunos a desenvolver essas habilidades e aplicá-las ao domínio do conteúdo acadêmico. Mas essas habilidades, uma vez dominadas, contribuem para a capacidade dos jovens de tomar decisões, gerenciar adversidades e ter um forte senso de identidade em todas as áreas da vida.

3) Isto nos lembra que as escolas fazem muito mais do que apoiar o aprendizado acadêmico. As boas escolas são, antes de tudo, boas comunidades ricas em relacionamentos. Quando as escolas fecharam, os jovens perderam a conexão não apenas com a instrução acadêmica sequenciada, mas com uma comunidade complexa composta por normas, rotinas, relacionamentos, responsabilidades e serviços. As respostas atuais estão focadas no primeiro e no último deles (aprendizado online e refeições saudáveis). Substitutos para a comunidade são igualmente importantes.

4) Isso nos lembra que a aprendizagem não acontece apenas nas escolas. A frase “ a aprendizagem acontece em qualquer lugar e a qualquer momento” é mais do que uma referência à tecnologia. Ele fala sobre o enorme número de adultos que compartilham a responsabilidade pela educação e bem-estar de nossas crianças e adolescentes. É fácil esquecer isso quando a principal mensagem que recebemos como pais e contribuintes é que nossa principal contribuição para a educação é enviar nossos filhos para a escola. Porém, os alunos passam anualmente apenas 1.000 de suas 6.000 horas de vigília na escola, e nem todas essas horas estão em aulas acadêmicas. Algumas horas são gastas em lanchonetes, bibliotecas, enfermarias, playgrounds. Os afortunados o suficiente para encontrar e pagar acomodações apropriadas passam quase o mesmo tempo em programas de aprendizado de pré-escola, pós-escola e verão. Um terço dos adolescentes de 16 a 19 anos tem emprego. A maior parte do tempo restante é gasta informalmente com outros adultos, amigos, familiares, gente dos bairros e cuidadores informais; com colegas; ou sozinho.

O rápido fechamento das escolas em todo o país exigiu uma abordagem  do tipo “todos de mãos dadas” para garantir que crianças e jovens tenham lugares para estar, coisas para fazer e a proteção de adultos onde podem se hospedar durante o dia. Mas eles também levaram a uma enxurrada de planilhas, pacotes de instruções online e planos de aula enviados por e-mail pelas escolas para ajudar os adultos que cuidam – pais, familiares, irmãos mais velhos, educadores sociais – a preencher o vazio.

Por quê? Porque o plano emergencial ainda pensa em equiparar educação com escolaridade, escola com aprendizado, aprendizado com acadêmicos e acadêmicos com professores certificados. Ao fazer isso, subestimamos o papel das escolas e dos professores certificados na educação das crianças e, ao mesmo tempo, subestimamos os papéis de outros ambientes e de outros adultos competentes, atenciosos e comprometidos em suas vidas. As escolas são estruturadas para consistência e escala. Famílias e organizações locais de atendimento a jovens não o são. Essas configurações oferecem oportunidades diferentes, mas igualmente valiosas, para o aprendizado engajado.

Não há dúvida de que as escolas às quais os alunos retornarão serão diferentes. Os líderes das escolas já estão pensando nos impactos do estresse e do isolamento social nos alunos. Mas não há garantia de que os adultos e as organizações que se mobilizaram durante o hiato da quarentena serão totalmente incorporados ou, estarão totalmente disponíveis (o centro de desenvolvimento infantil que minha filha ajudou a iniciar está passando por suas reservas em um esforço para atrasar as demissões de funcionários).

O aprendizado acontece em todos os lugares. A equidade educacional, portanto, não pode parar nas portas da escola. Então, vamos ver esse desafio como uma oportunidade de embaçar as linhas e reforçar as conexões entre formal e informal; acadêmico e social e emocional; na escola e fora da escola; professores certificados e profissionais da escola e da comunidade.

Vamos usar o verão para imaginar o que pode parecer uma verdadeira parceria entre escolas, famílias e organizações locais. Vamos obter professores certificados e formar uma equipe trabalhando junto com profissionais, voluntários e famílias fora do horário escolar. Vamos aumentar a diversidade não apenas de onde e quando as atividades de aprendizagem acontecem (com ênfase renovada no exterior), mas também de quem está envolvido e o que é oferecido (equilibrando a mediação com os interesses dos jovens). E, o mais importante, vamos adotar definições universais de qualidade da configuração da aprendizagem que reflita as lições aprendidas durante o isolamento social: relacionamentos são importantes, segurança e pertencimento, atenção às necessidades individuais, assuntos ricos, rigorosos e relevantes e, por último, mas não menos importante, oportunidades para agir e refletir de maneira a fortalecer as habilidades e atitudes dos jovens para se sentirem confiantes.

Acesse o texto original clicando aqui.

[1] Karen Pittman é Co-Fundadora, Presidente e CEO do Fórum for Youth Investiment.  Fez carreira na criação de organizações e iniciativas que promovem o desenvolvimento da juventude – incluindo o Fórum de Investimentos Juvenis, que co-fundou com Merita Irby em 1998. Socióloga e líder reconhecida no desenvolvimento da juventude, Karen iniciou sua carreira no Urban Institute, realizando estudos sobre serviços sociais para crianças e famílias. Mais tarde, mudou-se para o Fundo de Defesa da Criança, lançando suas iniciativas de prevenção de gravidez na adolescência e ajudando a criar sua agenda de políticas para adolescentes. Em 1990, tornou-se vice-presidente da Academia de Desenvolvimento Educacional, onde fundou e dirigiu o Centro de Desenvolvimento de Jovens e Pesquisa de Políticas e seu spin-off, o Instituto Nacional de Treinamento para o Trabalho Comunitário da Juventude.

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